Turismo

Turismo

O ano de 2011 deverá ficar como uma marca para o desenvolvimento do turismo da cidade. Embora nem tudo tenha ocorrido neste período, foi nele que culminaram uma série de iniciativas, ações e projetos que vinham sendo trabalhados tanto pelo setor público como a área privada do setor, mostrando que o turismo da cidade caminha para um amadurecimento. Especialmente na área de eventos, que tem gerado uma ocupação crescente nos hotéis e incentivando investimentos.

Estimulada, e também acelerada pelo Mundial de 2014, a rede hoteleira partiu para a ampliação da sua capacidade instalada, e cerca de 6 mil novos leitos começaram a ser construídos na cidade no ano. A retomada da Câmara Temática Turismo e Hotelaria Copa 2014 foi outro impulso. Em janeiro, na primeira reunião de 2012, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e entidades do trade deverão começar a colocar em prática os projetos definidos em 2011.

Conectividade aérea - Porto Alegre possui hoje o terceiro aeroporto com o maior número de voos internacionais do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A conquista desta conectividade aérea com o mundo em 2011 foi fundamental para dar impulso ao turismo não apenas da Capital como de todo o Estado.

Os voos internacionais iniciados este ano reduziram a distância entre Porto Alegre e a Europa, as Américas Latina, Central, do Norte e do Caribe a partir dos voos diretos da TAP para Lisboa, da Copa Airlines para a Cidade do Panamá e da Gol para Santiago do Chile, além das ligações sem escala ou conexões que já eram oferecidas para Lima, pela Taca, e pela Aerolíneas Argentinas e TAM para Buenos Aires e outras cidades da Argentina. O forte trabalho institucional e de convencimento realizado pela SMTUR junto a companhias aéreas contribuiu para a conquista da conectividade internacional que um destino precisa para crescer em todos os segmentos.


Promoção internacional – Diante da possibilidade de trabalhar o mercado internacional de forma efetiva a partir das ligações aéreas com vários países, a SMTUR investiu na realização de workshops e na organização de missões institucionais e empresariais para divulgar e promover o destino Porto Alegre. Em 2011, essas ações foram levadas a Portugal, Espanha, Perú, México e Bahamas, no Caribe, além da Argentina.

Na mão inversa, a SMTUR, com o apoio de entidades e empresas do trade local, passou a receber comitivas de profissionais do setor e jornalistas estrangeiros interessados em conhecer o potencial turístico de Porto Alegre.  A capital gaúcha foi divulgada em vídeos e reportagens nas revistas de bordo de empresas aéreas como Copa Airlines, Aerolíneas Argentinas e TAP, além de vários veículos de imprensa estrangeiros. Somente neste ano, foram organizados fam press para 14 jornalistas entre portugueses, alemães, peruanos e italianos.

Receptivo integrado – A organização e lançamento da Rede de Agências Receptivas de Porto Alegre neste ano foram mais um passo na agregação de valor à cadeia produtiva do setor, com ganhos de qualidade e de oferta de serviços e produtos turísticos. Nove agências de turismo locais e da Serra, articuladas pela SMTUR, estão agora integradas para juntas criarem, gerenciarem e comercializarem pacotes e roteiros diferenciados e regulares que atraiam o interesse dos visitantes em aumentar sua permanência na cidade, gerar fluxo na rede hoteleira, nos demais serviços e atrativos da Capital gaúcha. Um dos objetivos é potencializar a posição de Porto Alegre como 4º destino de turistas de eventos e negócios do país e sua proximidade com a Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros.

Investimentos - A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) realizou, em 2011, um esforço concentrado para a conclusão de projetos e encaminhamento de licitações que irão permitir a execução, já a partir dos primeiros meses de 2012, de importantes investimentos na ampliação e qualificação da infraestrutura, da oferta e da informação turística da cidade. Entre recursos próprios, repasses federais e contrapartidas do município, os investimentos somarão R$ 4,7 milhões.

Sinalização e informação – Com projeto e licitação concluídos neste ano, a sinalização turística viária do Centro Histórico começará a ser implantada em janeiro de 2012. Serão 60 placas indicando locais e atrativos turísticos existentes nesta região da cidade, incluindo a Estação Rodoviária e o Aeroporto Salgado Filho. Outro projeto executivo concluído ao longo do ano e que deve sair do papel em 2012 é a Sinalização Turística para Pedestres no Centro Histórico. Em fase final de aprovação pela Caixa Econômica Federal, a sinalização terá 141 placas com informações sobre 51 pontos turísticos entre a Usina do Gasômetro, Santa Casa, Cais do Porto, Catedral Metropolitana, Mercado Público e a Ponte de Pedra.

Nos primeiros meses do ano também será iniciada a instalação de terminais multimídia nos cinco Centros de Informação Turística (CITs) da cidade. Com a informatização, as informações turísticas da Capital poderão ser acessadas on line por moradores e turistas.